domingo, 17 de julho de 2016

17 de Julho - Aniversário de Volta Redonda, POR QUÊ?

Há exatos 62 anos, uma tragédia marcaria por muitas décadas a história de Barra Mansa, e dos povos deste município, a Lei Estadual nº 2185 era sancionada pelo Governador Ernani do Amaral Peixoto, era o fim, um divisor de águas, a consumação da separação, e a alegria dos que se deram bem depois.
Volta Redonda, 8º distrito do Município de Barra Mansa, era separada, após um longo processo cujo fator principal e determinante, foi a ganância, o individualismo, o 'querer se dar bem'. Durante anos, pesquisando este tema, que escuto desde a puerícia - desde tenra idade -, e que também, em todas as famílias antigas da cidade já se falou.
Quando qualquer pessoa vem de fora, e transita por entre Barra Mansa e Volta Redona, em especial pela divisa Leste, nota-se a indagação - 'onde começa uma e termina outra?' Na verdade são a mesma cidade, e o nome técnico para isto é - CONURBAÇÃO.
O que de fato aconteceu, e porque houve a emancipação? Quem saiu favorecido, e quem saiu prejudicado? É inevitável tocar neste tema, quando o assunto é a História de Barra Mansa.
Na verdade, o fato de Volta Redonda, só ter se estabelecido como o oitavo, dos distritos de Barra Mansa, demonstra a pacacidade do lugar, elevado a freguesia somente a 26 de Dezembro de 1890, após os demais - Rialto, Amparo, Quatis, São Joaquim, Falcão, Floriano.
64 anos depois, a separação definitiva, foi um duro golpe na economia barramansense, a cidade foi dividida em duas, os impostos do recém criado município, subiram, muitos lucraram com a criação de loteamentos, suplentes que não tinham voto para se eleger em Barra Mansa, conseguiram se eleger vereadores de Volta Redonda. E meses após a emancipação, a divisa foi alterada, perdemos a CSN.
Se, se, se, nunca saberemos, o que de fato aconteceria SE Volta Redonda não tivesse sido cortada de Barra Mansa, mas podemos imaginar o quão grande e poderosa seria nossa cidade, uma das 50 maiores do Brasil, talvez teríamos, VLT, Aeroporto, não teriamos mais manobras ferroviárias no Centro Histórico, seriamos uma verdadeira potência.
Hoje, temos de dar a VOLTA por cima, superarmos de vez estre trauma, e voltarmos a ser a mais importante cidade da região. Mas quem conhece bem a nossa história sabe, que não deveremos nunca comemorar a emancipação.
Barra Mansa merece de novo o protagonismo, merece ser GRANDE NOVAMENTE!



Fotos - 1 - Aero Clube de BARRA MANSA, (perto da Ilha São João). 2 - Praça Aprígio Cravo no Niterói, construída pela Prefeitura de Barra Mansa. 3 - Pavimentação da Avenida Amaral Peixoto - São João - PMBM - 1952. 3 - Instalação de placa de divisa BM x VR, por Sávio Gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário