quarta-feira, 27 de julho de 2016

Primeiras-Damas de Barra Mansa

Atualizado em 03/02/2017, confira as atualizações no final do artigo.

Conheça também os Prefeitos de Barra Mansa

     Por trás de grandes homens, sempre existiram os conselhos, os carinhos, e cuidados de grandes mulheres. As Primeiras-Damas de Barra Mansa, muito influenciaram para o progresso do município.
     Conheça um pouco da história destas senhoras:

     A história continua... Quais serão as próximas Primeiras-Damas de Barra Mansa?

REGINA MOTTA DRABLE
2017 - Presente
     Dona Regina Borges da Almeida Motta Drable Costa é a esposa do atual prefeito eleito de Barra Mansa - Dr. Rodrigo Drable Costa. Quando solteira, era moradora no bairro São Geraldo em Volta Redonda. É arquiteta. 
     Casou-se e foi residir com Rodrigo, na Estamparia, bairro ancestral da família Chiesse, ao lado da avó de seu marido, a Primeira-Dama Dona Dione Chiesse Drable. A casa onde reside na atualidade, era o lar de Dona Jahyra Fonseca Drable e Sr. Elias Drable, pais do Prefeito Marcello Drable - avô de Rodrigo.


MARIA JOSÉ CÉZAR
2013 - 2016

     Dona Maria José Cézar é mulher do Prefeito Jonas Marins.
     Nasceu em Volta Redonda. É professora.
     Desde a posse de Jonas, é Secretária Municipal de Assistência Social.

     Na atual legislatura da Câmara Municipal, recebeu o título de cidadã barramansense.

     Antes de ser mulher de Jonas, foi mãe de Samon, e Saulo. E com Jonas Marins, são pais de Ana Beatriz.
     Reside no bairro Siderlândia.

ODETE RANGEL COSTA
2016 - Interina

     Dona Odete Rangel Costa, é esposa prefeito interino - Pastor Jorge Costa, ela nasceu em 3 de Novembro de 1958 no Rio de Janeiro.
     É Dona de Casa.
     Em 2012 disputou a eleição ao cargo de vereadora, apenas para ajudar o seu partido (PRB) a preencher a cota mínima estipulada pelo TSE, que exige um mínimo de candidatas por coligação de vereador. Sem fazer campanha, ela teve apenas um voto.

EMILIANA MELCHIOR CARVALHO
2009 - 2012

     Dona Emiliana Melchior Carvalho é esposa do Ex-Prefeito José Renato Bruno Carvalho.
     Era vizinha de Zé Renato, e começou a namorar com ele, devido ao pipoqueiro Sr. Domício, que contou a ela que o jovem José, queria namora-la.

     Trabalhou no governo Roosevelt Brasil, como responsável pela gestão do Programa Bolsa Família no município.
     Durante o governo do marido, foi Secretária Municipal de Promoção Social.
     A partir de 2013, foi nomeada pelo prefeito de Rio Claro - RJ - Dr. Raul Machado, para ser a Secretária Municipal de Assistência Social daquele município.

     Com José Renato, são pais do engenheiro Bruno, e da dentista Thaís. Bruno é pai de Maria.
     Reside no Centro de Barra Mansa.

TANIA BRASIL
2001 - 2008

     Dona Tania de Souza Lima Duque Fonseca, é esposa do Ex-Prefeito Roosevelt Brasil Fonseca. Nasceu em 27 de dezembro de 1960 em Rio Preto - MG.
     É bióloga.
     Faz parte da Igreja Presbiteriana do Brasil.

     Na gestão do marido, foi Subsecretária Municipal de Saúde, e Secretária Municipal de Promoção Social.

     Em 2005 foi agraciada pelo vereador Ademir Melo, com o título de Cidadã Barramansense, a qual recebeu em uma pomposa solenidade no Palácio Barão de Guapy. Eu estava presente ao evento.

     Embalada pela grande vitória de Roosevelt Brasil em 2004 - reeleito prefeito com a maior votação da história de Barra Mansa - 59.154 votos; foi candidata pela primeira vez, concorreu ao cargo de Deputada Estadual pelo PMN, teve 19.746 votos, e não se elegeu.

Família:
     Da feliz união com Roosevelt, nasceram quatro filhos: O engenheiro Filipe, a advogada Natália, e os futuros médicos Bárbara e Matheus. Filipe é casado com Lígia Chiesse - sobrinha-neta de Dona Dione Chiesse Drable -, que também foi Primeira-Dama de Barra Mansa.

Atualidade:
     Mora no Rio de Janeiro com Roosevelt Brasil, e trabalha no governo do Estado do Rio de Janeiro.

MARIA LÚCIA LOBO AMARAL
1993 - 1996
1983 - 1988
1971 - 1973

Na terceira posse do marido como prefeito de Barra Mansa em 1º de Janeiro de 1993.
     Dona Maria Lúcia Lobo Amaral, foi esposa do Ex-Prefeito Luiz Amaral. Nasceu no mesmo distrito que o marido - Quatis, o 5º distrito de Barra Mansa.
     Casou-se com em 15 de dezembro de 1956, e foram pais de: da professora Ana Lúcia, do cardiologista Dr. Luiz Carlos Filho, e da advogada Luciana; seus netos: Ana Flávia, Leandro, Amanda, Paula e Bruna.
     É tia da socialite barramansense Silvana Lobo.

NEUZA OLIVEIRA MARQUES
1988 - Interina

     Dona Neuza Olivira Marques, foi esposa de Alderando Casali Marques, que foi vereador, presidente da Câmara e prefeito interino de Barra Mansa de 11 a 30 de maio de 1988.
     Dessa união, nasceram duas filhas: Rosemeire e Gizelli Oliveira Marques.
     Divorciou-se.

DIONE CHIESSE DRABLE
1977 - 1983
1967 - 1971

     Dona Dione Ignês Chiesse Drable, viúva do Ex-Prefeito Marcello Drable. Nasceu em Barra Mansa, filha do chefe-político Humberto Quinto Chiesse, e de Dona Glória Bruno Chiesse.

     Da união geraram três filhos: Elias, Alexandre e Gláucia.
     Elias Drable Neto - médico gastroenterologista em Resende, já foi candidato a vereador em 2008 naquela cidade;
     Alexandre Drable, engenheiro, faleceu jovem - dá nome a estrada (RJ 157) que liga o bairro Macuco a divisa de Barra Mansa com Bananal; e 
     Gláucia Drable Costa - professora, casada com Sérgio Costa que é filho do ex-prefeito de Volta Redonda, Aluízio Costa. Gláucia e Sérgio são pais: da Dra. Patrícia, e do Dr. Rodrigo - vereador de Barra Mansa, em seu segundo mandato, eleito em 2016 - prefeito de Barra Mansa.


     Dona Dione é prima-segunda de José Renato Bruno Carvalho, que foi prefeito de Barra Mansa de 2009 a 2012.  Pois seu avô - Antônio Pereira Bruno é irmão de Mizael Pereira Bruno -, avô de Zé Renato.

     Senhora de destaque na sociedade barramansense, esteve sempre ao lado do marido na política, e na atualidade ao lado do neto Rodrigo Drable.
     Reside no bairro Estamparia.


ENI SELLANI CHIESSE COUTINHO
1982 - Interina

     Dona Eni Sellani Chiesse Coutinho, foi esposa do Dr. Elmiro Chiesse Coutinho, que foi prefeito interino de Barra Mansa em 1982.

ENY THEODORO NADER
1973 - 1977

     Dona Eny Theodoro Nader (Soledade - MG, 5 de fevereiro de 1940  Barra Mansa - RJ, 17 de julho de 2010). Foi esposa do Ex-Prefeito Féres Nader.

     Estudou o primário no Colégio Aparecida em Passa-Vinte - MG; o ginásio no Colégio Lourdes em Lavras - MG; 
     Em nosso município cursou contabilidade na Escola Técnica de Comércio Barra Mansa; e a faculdade de Português/Inglês na SOBEU, atual UBM.
     Foi professora efetiva da Prefeitura de Barra Mansa.

     Residia no bairro Ano Bom.

Família:
     Filha de José Theodoro e de Maria Antonia Theodoro.
     Da união com Féres Nader, nasceram quatro filhos: Carlos que seguiu os passos do pai na política, Thomas que o auxilia no ramo das comunicações,Junior Nader empresário e a Dra. Mariana Nader - dermatologista.

Homenagens:
     Leva o seu nome a escola municipal do bairro Vila Brígida em Barra Mansa.

Fonte: Livro dos Patronos das Escolas Municipais de Barra Mansa.

ALZIRA CHIESSE
1963 - 1967

     Dona Alzira Raggio da Silva Chiesse, é viúva do Ex-Prefeito Moacyr Arthur Chiesse.

     Professora e pedagoga, conheceu ao Prof. Moacyr em 1950, e casou-se com ele em 8 de Janeiro de 1955. Desta união nasceram: quatro filhos: (Terezinha, Rita, Iracema e Marco - o popular Marquinho Chiesse) -, sete netos: (Rafael, Gabriela, Hugo, Maitê, Laiz, Tatiane e Carolina), e cinco bisnetos: (Maria Clara, Maria Luiz, Amanda, Arthur e Felipe).
     Reside no Centro de Barra Mansa.

ZULMA CHIESSE
1951 - 1955
1959 - 1963
Dona Zulma Moreira Chiesse,
na juventude -
Acervo: Jane Chiesse Zandonadi

     Dona Zulma Moreira Chiesse, foi esposa do Ex-Prefeito João Chiesse Filho.
     Conheceu João Chiesse Filho - com quem posteriormente se casou -, em uma noite, quando ele passava perto do Hotel Careca, onde o pai d'ela morava, e ficou a apreciar debruçado na janela, ela tocar piano, e o seu pai - violino, e quando a música terminou, João aplaudiu. Em seguida na conversa com o futuro sogro, João elogiou a música; e o pai de Zulma disse-lhe que estava na cidade há pouco tempo e não conhecia ninguém; João o convidou para um baile que estava a organizar no antigo Cassino Barra Mansa, e pediu para levar a filha d'ele. Desse baile em diante começou o namoro de quatro anos.

     Depois, João foi convidado a trabalhar como desenhista em uma estamparia de São João d'El Rey-MG, e apesar de ganhar bem lá, após, por volta de um ano, voltou à Barra Mansa, mas nesse meio termo o seu sogro foi também, transferido para lá, João e Zulma já estavam noivos, e ele voltou a São João d'El Rey-MG para se casar.
     A boda realizou-se em 18 de julho de 1939.

     Dessa união nasceram: a professora e artista Jane Chiesse Zandonade, e o fotografo Jesse Chiesse.

     Residia no bairro Estamparia.



ALDAHIR CERQUEIRA CALDAS BAPTISTA
1955 - 1959

     Dona Aldahir Cerqueira Caldas Baptista, foi esposa do Ex-Prefeito Leonísio Sócrates Baptista.

     Nasceu no dia 19 de junho de ? em Cuiabá-MT.

     Aprendeu as primeiras letras na Escola Barão de Melgaço; cursou o Liceu Cuiabano, onde se diplomou, tendo também cursado Contabilidade.
     Em 1943, mudou-se para o Rio de Janeiro, para trabalhar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

     Em junho de 1947 casou-se com Leonísio, naquele mesmo ano veio a morar em Barra Mansa, onde o marido foi trabalhar no Departamento de Estradas de Rodagem, e depois em 1955 foi eleito prefeito do município.

     A partir de 1959 passou a residir definitivamente no Rio de Janeiro.

Família:
     Filha de Manoel de Cerqueira Caldas e de Dona Francisca Marques de Cerqueira Caldas.
     Da união com Leonísio nasceram dois filhos: Jorge Caldas, nascido em Barra Mansa e Tilia Maria, nascida no Rio de Janeiro. E o neto Raphael.

Homenagens:
     Foi denominada Escola Municipal de Ensino Supletivo Aldahir Caldas Baptista, uma antiga instituição do bairro Vila Independência, que funcionou no antigo prédio da E. E. Abel de Oliveira.

Fonte: Livro dos Patronos das Escolas Municipais de Barra Mansa.

OROZIMBA DE CAMARGO COUTINHO
1952

     Dona Orozimba de Camargo Coutinho, foi esposa de Dirceu Chiesse Coutinho, que foi vereador, presidente da Câmara e prefeito interino de Barra Mansa em 1952.

     Da antiga família barramansense Camargo, é parente de Jayme Silvestre Camargo, que foi proprietário das terras que formaram o bairro São Silvestre.

     Da união com Dirceu teve cinco filhos: Entre eles Sônia, Heloísa, Dirceu Camargo Coutinho e Jaime Coutinho.
     Sua filha Sônia Maria de Camargo Coutinho Parreira, foi vereadora em Barra Mansa por quatro mandatos consecutivos de 1996 à 2012, e a partir de 2013 tornou-se chefe de gabinete do vereador Rodrigo Drable.

     Residia no bairro Estamparia.
     Faleceu aos 92 anos em 13 de outubro de 2015.

SYLVIA MORAES GONÇALVES
1947 - 1951

     Dona Sylvia Moraes Gonçalves, foi esposa do Ex-Prefeito Flávio de Miranda Gonçalves.

     Casou-se com Flávio em 22 de junho de 1925, e tiveram dois filhos: o médico José Moraes Gonçalves, e Elenice Moraes Gonçalves.

ALICE TAVARES DOS REIS
1934 - 1942

     Dona Alice Tavares dos Reis, foi esposa do Ex-Prefeito-Interventor Capitão Mário Pinto dos Reis.

     Da união com Mário, gerou vários filhos, entre eles a professora Jandyra Reis de Oliveira.

     Dizia-se que era: caridosa ao extremo, e sempre se dedicou as obras sociais do bairro Boa Sorte; socorria as famílias necessitadas, amparando-as moral e materialmente¹.

Homenagens:
     Foi denominada em sua homenagem, a antiga Rua 5 no bairro Piteiras.
     Creio que o bairro Jardim Alice, também tem este nome em sua homenagem.

Fonte: ¹Segunda parte do livro "Memória Comemorativa do 1º Centenário"


MARIA EDELMIRA VIVACQUA PEIXOTO
1931 - 1934
Acervo - Aloysio Peixoto Júnior
     Dona Maria Edelmira Vivacqua Peixoto, foi esposa do Ex-Prefeito-Interventor Dr. Isimbardo Peixoto.
     Nasceu em Cachoeiro do Itapemirim - ES, filha de Antonio Vivacqua e de Etelvina Vieira de Souza Monteiro Vivacqua. teve diversos irmãos e irmãs, entre eles a atriz Dora Vivacqua, conhecida internacionalmente pelo vulgo 'Luz Del Fuego', e o Senador Attílio Vivacqua.
     Na juventude morou por algum tempo em Belo Horizonte - MG.

     Da união com Dr. Isimbardo, nasceram dois filhos: Aloysio Célio Isimbardo Vivacqua Rodrigues Peixoto, e Sandra Peixoto de Souza. Teve 13 netos e diversos bisnetos.


MARIA AMÉLIA DA SILVA ALVES SOBRINHO
1931

     Dona Maria Edelmira Vivacqua Peixoto, foi esposa do Ex-Prefeito-Interventor José Antônio Alves Sobrinho, e desta união nasceu a filha: Aracy Alves, que se casou com Albo Augusto Chiesse.

ETELVINA GONÇALVES
1930 - 1931
Acervo - Gustavo Ramos de Souza - trineto de Dona Etelvina.
     Dona Etelvina Gonçalves, foi esposa do Ex-Prefeito-Interventor Capitão Bertholino Joaquim Gonçalves, e desta união nasceu em 3 de abril de 1903 o filho: Flávio de Miranda Gonçalves - que foi vereador e prefeito de Barra Mansa.

ZINA MENDONÇA
1927 - 1929

     Dona Zina de Oliveira Ferraz, foi esposa do Ex-Prefeito Oscar Teixeira de Mendonça.
     Ela nasceu em Barra Mansa, filha do político José Carlos de Oliveira Ferraz, e de Dona Leosina Augusta de Oliveira Ferraz, era parente do Barão de Guapy.
     Seu pai foi vereador no município na 12ª Legislatura (1873 - 1877).

     Casou-se com 17 anos em 22 de maio de 1920, no distrito Sede de Barra Mansa, seu marido era viúvo.
     Com 24 anos, tornou-se Primeira-Dama de Barra Mansa.

Fonte: http://www.projetocompartilhar.org/Familia/Icap10p2GabrielTeixeiraPinto.htm A genealogia dela vem da pesquisa de Plínio Ursulino Marcondes de Carvalho.

ÁUREA MARINHO TEIXEIRA LEITE
1924 - 1927
Acervo - Dona Helena Fabiano Teixeira Leite
     Dona Áurea Marinho Teixeira Leite, foi esposa do Ex-Prefeito Wanderlino Teixeira Leite.
     Ela nasceu em Brotas - SP, filha de João Alves Marinho e Elvira Cândida Nogueira - casados em Quatis aos 29-07-1882; neta paterna de Custódio Alves Marinho e de D. Maria Joaquina da Costa; neta materna de Joaquim da Silva Nogueira e Jacintha Leite Nogueira.

     Áurea foi morar no distrito de Quatis em Barra Mansa; e aos 17 anos em 10 de junho de 1914, casou-se com Wanderlino da tradicional Família Leite; desta união nasceram os filhos:
     Arlette Teixeira Leite, que casou-se com o político Victor Marcondes Sampaio;
     José Marinho Teixeira Leite, que casou-se com Marina Fabiano - e foram pais do poeta e escritor Wanderlino Teixeira Leite Netto.

Fonte: http://www.projetocompartilhar.org/Familia/Icap10p5FranciscoTeixeiraPinto.htm A genealogia dela vem da pesquisa de Plínio Ursulino Marcondes de Carvalho.
     
FRANCISCA NOGUEIRA DE OLIVEIRA
1922 - 1923

     Dona Francisca Nogueira de Oliveira, foi esposa do Ex-Prefeito Alfredo Dias de Oliveira, o primeiro prefeito eleito de Barra Mansa.
     Nasceu em 14 de agosto de 1886, no povoado barramansense de Volta Redonda, filha do Sr. Antonio Silva Nogueira e de Dona Anna Rosa Mattos Nogueira.
     Seu neto Alfredo José de Oliveira foi o segundo prefeito de Quatis emancipada -, que governou por dois mandatos: (1997-2000), (2005-2008). E depois foi secretário de Planejamento de Resende, no governo José Rechuan.

MARIA THEREZA MAGALHÃES CASTRO
1918 - 1922

     Dona Maria Thereza Magalhães Castro, foi esposa do Ex-Prefeito nomeado Ascânio da Mesquita PimentelDesta união tiveram três filhos: Maria Lúcia, Maria Gilda e Francisco José.

Fontes: http://ofssagradopetropolis.blogspot.com.br/p/historia-da-fraternidade.html
           http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/taqalerj2006.nsf/5d50d39bd976391b83256536006a2502/804328b44e51a92d83256dcd006a73c8?OpenDocument

Esta não é uma obra definitiva sobre o tema, colabore com a história de Barra Mansa, envie fotos e informações, sobre as demais Primeiras-Damas. Meu e-mail: marcellcastro@msn.com. 
Quem quiser usar as informações desta página favor escrever no rodapé - "MARCELL CASTRO - marcellcastro.blogspot.com"

Atualizações:
22/10/2016 - Novo artigo - Dona Regina Motta Drable, Dona Dione Chiesse Drable - atualização do artigo.
?/?/2016 - Novo artigo - Dona Odete Rangel Costa
04/03/2016 - Foto de Dona Etelvina Miranda Gonçalves, e informações de Dona Francisca Nogueira de Oliveira.
17/02/2016 - Foto de Dona Áurea Marinho Teixeira Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário