quarta-feira, 27 de julho de 2016

Breve História Administrativa - Governadores de Barra Mansa (Presidentes de Câmara e Prefeitos)


     Dos governantes da galeria, trinta, são nomes de prédios e logradouros públicos em Barra Mansa e antigos distritos.
     Muitos foram os que governaram Barra Mansa, em 1801, quando Barra Mansa já existia, porém pertencia a recém emancipada Resende, André Bernardes Rangel, Presidente da Câmara Municipal de Resende - possuía o Poder Executivo da primitiva Vila de São Sebastião da Barra Mansa, àquela época ainda localizada ao redor da Fazenda da Posse no atual bairro Barbará, e subordinada ao Município de Resende.
     Em 10 ou 16 de Fevereiro de 1833, meses após a Lei de Emancipação - 03/10/1832, o município foi instalado, com a posse dos vereadores eleitos, a solenidade foi presidida pelo Vereador Comendador Fabiano Pereira Barreto - último governante de Resende a governar também Barra Mansa.
     No mesmo dia, tomou posse o Vereador Domiciano de Oliveira Arruda, como Primeiro Presidente da Câmara Municipal de Barra Mansa, na época, não havia no Brasil o cargo de prefeito, e os presidentes de câmaras de vereadores governavam a cidade. 18 homens governaram a cidade à frente deste cargo, com destaque para o Comendador Joaquim Leite, e o Coronel José Caetano - ambos por três vezes governadores de Barra Mansa.
     A partir de 1914, Dr. Luiz Ponce de Leon foi o último vereador-presidente da Câmara Municipal a governar Barra Mansa, foi criado o cargo de prefeito, sendo nomeado por fora do município, ao Engenheiro João Luiz Ferreira, após ele, sucederam vários prefeitos nomeados.
     Em 1922, pela primeira vez tomou posse um prefeito eleito - Coronel Alfredo Dias de Oliveira, porém foi seguido por períodos de nomeação e intervenção de prefeitos, até 1947 apenas cinco homens foram eleitos prefeitos de Barra Mansa.
     Em 1947, com a eleição de Flávio de Miranda Gonçalves, seguiu-se um longo período de democracia em nossa cidade, sem a intervenção do Estado, ou governo federal no nosso Poder Executivo Municipal, democracia interrupta que dura até a atualidade. Com exceção de alguns vices-prefeitos, e presidentes de Câmara, que governaram de fato Barra Mansa interinamente durante curtos períodos, todos os prefeitos após Flávio Gonçalves foram eleitos.
     Em 1954 - João Chiesse Filho, foi o último prefeito de Barra Mansa, a governar Volta Redonda, pois foi emancipada naquele ano.
     Em 1992 - Dr. Ismael de Souza, foi o último prefeito de Barra Mansa, a governar Quatis, Ribeirão de São Joaquim e Falcão, pois foram emancipados no ano anterior, e em 01/01/1993 houve a instalação, do novo município - Quatis, que anexou Ribeirão de São Joaquim e Falcão.
     Naquele ano - Luiz Amaral bateu o recorde, foi eleito prefeito pela terceira vez.
     Em 1996 foi eleita a primeira prefeita mulher - Inês Pandeló.
     Naquele ano, ao deixar a prefeitura, Luiz Amaral igualou-se ao Comendador Joaquim Leite, ambos com 12 anos à frente do governo de Barra Mansa, e em períodos intercalados.
     Ao todo  desde 1833 até a presente data, já tivemos 40 prefeitos e uma prefeita, somados aos 18 presidentes da Câmara de Barra Mansa, que governaram o município, antes de termos prefeito, 59 foram os governantes de nossa amada e mal cuidada Barra Mansa.
     Em nossos dias, alguns estudam, e se dedicam muito nas ciências administrativas, jurídicas, e sobre a cidade, outros nem tanto, mas são vários os que sonham em ser Prefeito de Barra Mansa, porém poucos se preparam para tal, da maneira correta, em que o município, e os povos que aqui habitam merece!
Bem hajam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário